Sua região é

Guia de Emprego e Educação no Rio Grande do Sul | hagah RS

Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.

Buscar emprego e educação no Rio Grande do Sul:

Notícias

Chá-de-caldeirão, chá-de-lingerie, chá-de-banheiro... Você conhece os diferentes tipos de chás?

Fomos atrás de algumas curiosidades sobre eles. Confira!

Você já deve ter ouvido falar em chá-de-panela e chá-bar, mas o que você acharia de fazer um chá-de-banheiro ou um chá-de-caldeirão? Isso mesmo! Você sabe quando deve ser feito e quais presentes são listados pelos noivos?

Pois, o hagah  foi atrás dessas curiosidades, além de relembrar os tradicionais chás! Quem sabe você, que vai casar em breve, não se anima a fazer um? As dicas são da cerimonialista Milene Szaikowski, designer, cerimonialista e proprietária da Tangram Eventos.

:: Chá de Banheiro
Este também segue o estilo dos outros chás, com a diferença que os presentes são artigos para o banheiro, como saboneteiras, roupões, tapetes, porta-utensílios, espelho, chinelo de pano, toalhas, cremes e sabonetes.

sabonete
(Foto: Sxc / Divulgação)

O tema do banheiro pode ser usado no convite e também na decoração, que pode ter velas aromáticas, toalhas e mini-sabonetes. As lembrancinhas podem ser mini-sachês perfumados, mini-sabonetes ou sais de banho.

A noiva pode entrar no clima e usar um roupão e chinelos de pano para participar das brincadeiras.

» Convites em Curitiba

:: Chá-de-relógio
É a variação mais diferente dos chás. No chá-de-relógio a noiva ganha presentes para toda a casa. No convite a noiva escolhe um horário diferente para cada convidada, que deve usar a imaginação e escolher o presente, relacionando-o ao horário que ela recebeu.

chinelo
(Foto: Sxc / Divulgação)

Exemplo: se a convidada recebeu um convite escrito manhã ou com um horário matutino ela pode dar algo relacionado ao café da manhã, ao quarto ou banheiro. Quem receber um horário da tarde pode escolher presentes relacionados à sala e a noite pode ser algo para o quarto.

Decoração
A decoração pode incluir relógios dos mais antigos até os mais modernos e objetos como louças e móveis.

Lembranças
A lembrança pode ser um relógio personalizado, com o nome da noiva e a data do evento, feitos de biscuit, madeira ou porcelana. Uma boa brincadeira é fazer a noiva descobrir o horário que estava no convite de acordo com o presente recebido. Se acertar a convidada paga um mico e se errar ela mesma recebe um ‘castigo’.

» Salgadinhos e doces em Curitiba

:: Chá-de-lingerie
O chá-de-lingerie possui a mesma dinâmica dos outros: convite personalizado – que também deve ser entregue um mês antes do casamento -, comidas e bebidas e convidadas próximas. As brincadeiras podem ser mais ousadas – mas com moderação para evitar constrangimentos - e o ambiente deve deixar a noiva e as convidadas mais a vontade para curtir o momento. As noivas mais atrevidas e animadas organizam o chá em motéis.

Presentes
Na lista de presentes a noiva pode colocar peças íntimas para formar o enxoval, como calcinhas, sutiãs, camisolas, conjuntos, lingeries sociais e baby doll. Para facilitar, a noiva deve informar o tamanho e a cor das peças e a lista pode ser deixada em uma loja especializada.

lingeries
(Foto: Sxc / Divulgação)

Lembrancinhas
Abusar das flores na decoração e colocar uma boa música anima ainda mais o ambiente. As lembrancinhas podem ser sabonetes perfumados, mini-calcinhas ou chocolates em formatos sugestivos.

:: Chá-de-caldeirão
Este chá é para os noivos que já moram juntos ou tem a cozinha montada e não precisam de utensílios domésticos. No chá-de-caldeirão os convidados devem presentear o casal com bebidas e mantimentos que irão encher a despensa.

coisas para casa
(Foto: Sxc / Divulgação)

Decoração
A decoração pode ser feita com itens que lembrem a despensa e com cores vivas para alegrar. É uma comemoração bem descontraída. Quanto aos comes e bebes, a regra é a mesma para todos os tipos de chás: comidinhas gostosas, fáceis de preparar e que não necessitem de talheres, como salgadinhos, bolos e canapés.

Convite
O convite deve ter o tema do chá. Ele deve ser entregue com antecedência e pode conter o presentinho do convidado. Falando em presente, no chá-de-caldeirão é feita uma lista de mercado, com itens básicos e com o gosto do casal, como arroz, massas, óleo, feijão, doces, bolachas, congelados e bebidas.

» Delivery de bebidas 24h em Curitiba

Brincadeiras
As brincadeiras são as mesmas dos outros chás, como descobrir o que está dentro do embrulho e pegar a aliança dentro de um prato de farinha.

:: Chá-de-panela Tradicional
O chá-de-panela é uma ótima oportunidade para equipar a cozinha com os itens mais básicos.

Quando fazer?
Ele deve ser feito pelo menos um mês antes do casamento. O convite deve ser feito com pelo menos dez dias de antecedência e pode até ser enviado por email. Uma dica é fazê-lo com ilustrações que lembrem cozinha e chá, por exemplo, para ficar lúdico e o tamanho deve ser pequeno. 

O chá de panela é um momento descontraído e de brincadeiras, que em geral são organizadas pelas amigas da noiva. É importante que as brincadeiras sejam aceitas pela noiva, afinal a intenção é se divertir e não se chatear.

chá de panela
(Foto: Sxc / Divulgação)

Presentes
Quanto aos presentes, a maioria das lojas de utilidades domésticas trabalha com listas para chás de panela, o que pode facilitar a vida da noiva e das convidadas. Para beber o ideal é servir chás, sucos, refrigerantes e água. Para comer, salgadinhos, tortas salgadas e docinhos. Também é legal ter um bolo, que não precisa ser muito grande.

:: Chá-bar
O chá-bar foi criado para que os homens tivessem uma reunião antes do casamento, assim como as mulheres tem o chá-de-cozinha. Neste caso, era um evento só para os amigos do noivo, organizado por um dos padrinhos. E os presentes tinham por intenção equipar o bar e a churrasqueira do noivo. Hoje em dia, tornou-se comum muitos casais confraternizarem juntos, reunindo todos os amigos de uma vez só.

» Itens para decoração em Curitiba

Quando fazer?
O ideal é fazer com um mês ou um mês e meio de antecedência e não deixar pra fazer muito perto do casamento, pois nessa época os convidados já terão muitos gastos com o casamento (roupa, salão, presente etc).

chá-bar
(Foto: Sxc / DiIvulgação)

Horário
O horário ideal é agendar o chá-bar para o final da tarde, início da noite. Também há a possibilidade de iniciar o chá somente com as mulheres e as brincadeiras tradicionais. E os homens chegarem mais tarde para algo mais descontraído. O casal deve convidar apenas pessoas que estejam na lista de convidados para o casamento. É extremamente deselegante convidar a pessoa para o chá e depois não convidar para o casamento.

O que comer e beber?
O cardápio depende muito do público. Se for um chá-bar misto é bom investir em sanduíches de metro, cachorro-quente, salgadinhos, pizzas ou até mesmo um churrasco. Se a escolha for pelo churrasco, o ideal é contratar um churrasqueiro para que o casal possa curtir o chá. De doces, um bolo é fundamental.

» Casamento ecumênico e inter-religioso

Presentes
Na lista de presentes tem que ter coisas de cozinha e de bar. Em geral, as mulheres presenteiam com coisas para a cozinha e os homens com as para o bar. A lista deve ser feita com pelo menos duas semanas de antecedência, de preferência antes de começar a entregar os convites.

Horário
Em geral os homens não curtem muito as brincadeiras que costumam ser feitas no chá-de-panela. Por isso, se a noiva não abre mão das brincadeiras, é possível o chá ter dois horários. Um mais cedo para as mulheres e outro mais tarde para os homens. Se o noivo for brincalhão, é possível fazer brincadeiras que integrem o casal, como contar a história deles com palavras totalmente fora do contexto, teste do tato (descobrir com os olhos vendados qual é a noiva ou noivo no meio de outras pessoas), fazer declaração de amor com voz diferente... No convite é legal integrar a ideia dos dois chás, colocando o nome do casal. Os convites podem ser entregues impressos ou por e-mail. Eles devem ser enviados com pelo menos duas semanas de antecedência.

A cerimonialista Milene Szaikowski também comentou sobre outros tipos de chá existentes, como o chá-de-literatura (os presentes são livros), chá-de-jardim (os presentes são utensílios para o jardim e plantas) e chá-profissional (os presentes são coisas relacionadas ao ambiente de trabalho e a profissão da noiva).


Compartilhar

HAGAH PR

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS